El Calafate: Conhecendo a Patagônia Argentina

“Você quer brincar na neve?”… Se sim, El Calafate é o destino ideal para você!

Desde criança, eu sempre quis conhecer a Patagônia. Na verdade, eu sempre gostei de frio, mas as paisagens com as geleiras chamavam mais a minha atenção.

Quando resolvemos enfim viajar para essa região, foi difícil escolher o destino final. Há a Patagônia chilena e a argentina, e ambas trazem opções de cidades lindíssimas.

Quase nos decidimos por Pucón, no Chile, mas no fim das contas, foi El Calafate que nos ganhou. Não me arrependi nem por um segundo.

Como chegar

Para chegar em El Calafate, saindo do Brasil, você precisa ir até Buenos Aires e de lá você pode pegar um voo até a cidadezinha gelada.

Casa Rosada em Buenos Aires na Argentina

Aproveitamos para passar alguns dias em Buenos Aires, mas isso é assunto para outro artigo.

El Calafate

El Calafate é bem menos aclamada do que a tradicional Bariloche, mas não fica devendo nada em beleza, pelo contrário, tem um dos cenários mais lindos que eu já vi.

El Calafate na Patagônia Argentina

Fomos em agosto e pegamos frio e neve. O frio é intenso, e nas ruas andávamos sempre de luvas, protetor de orelha e casaco. Usando isso, tudo certo, não precisa de nada demais.

Parque de Neve

Agora se for visitar o parque de neve, eles podem cobrar roupa impermeável para subir, e mesmo que não pedissem, é altamente recomendável. O frio que faz ali é cortante.

Na subida do teleférico cheguei a ficar com dor na mão, mas depois melhora. Nós brincamos na neve e alugamos aquelas boias de escorregar no gelo.

É um passeio super barato e tem neve em abundância, se for na época de neve, claro. Em determinadas épocas o parque nem abre.

Parque de Neve em El Calafate na Patagônia Argentina

Veja também: Puerto Iguazu – Conhecendo um Pedacinho da Argentina

Passeio pelos Glaciares

Outro passeio que valeu cada centavo foi a navegação por todos os glaciares. Era uma paisagem mais bonita do que a outra.

O passeio sai super cedo, ainda no escuro e naquele frio de rachar, então dá um sono inevitável durante o trajeto do barco (que é quentinho, felizmente), mas basta chegar diante das geleiras que o sono vai embora.

Passeio dos Glaciares em El Calafate na Patagônia Argentina

Com sorte, nós presenciamos algumas quedas de gelo na água. A cor da água aliás é lindíssima, água glacial tem um azul inacreditável.

Veja também: Conheça o Hotel do Chaves em Acapulco

A cidade

Neve e gelo a parte, El Calafate é uma cidade muito charmosa, onde se gasta muito pouco e se come muito bem.

A região central é uma graça, cheia de lojinhas de lembrancinhas e restaurantes. Tudo tem uma arquitetura charmosa e simples, nada muito suntuoso, o clima é aconchegante em todos os lugares.

Centro de El Calafate na Patagônia Argentina

Nas sorveterias é comum acharmos sorvete de “calafate”, uma fruta típica da região. Nas lojas também se vende geleia dessa fruta.

Para quem quer economizar, vale a pena lanchar as famosas empanadas argentinas, vendidas em quase todo restaurante. O preço é inacreditável, você come barato e elas são ótimas.

Para quem está com tempo corrido, em 3 ou 4 dias já dá para aproveitar bem e ir nos principais pontos, mas quem tiver a oportunidade de passar a semana, com certeza vai ter muito o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.