Muitas pessoas tem dúvidas sobre a época para visitar a Escócia, e vários turistas que já visitaram o país desaconselham o inverno (ou pré inverno), seja por causa das temperaturas baixas, dos dias que terminam mais cedo ou de atrações que podem ficar comprometidas pelo mau tempo.
Nós fomos na baixa temporada, finzinho de novembro e de outono, com o pézinho já no inverno, e posso dizer que ir para a Edimburgo em novembro foi a melhor escolha que poderíamos ter feito, e vou explicar o porquê.
Edinburgh Christmas Market – O mercado natalino de Edimburgo
A data foi pessoal pra nós, já que eu faço aniversário dia 25 de novembro. Só depois dela fechada é que eu fui pesquisar sobre os eventos que aconteceriam em Edimburgo nessa época, porque é baixa temporada, então não sabia o que poderia encontrar.
Para a minha surpresa e alegria, eu soube que chegaríamos quando a Edinburgh Christmas Market seria recém aberta! É uma feirinha natalina bem no centro de Edimburgo, e foi um dos lugares mais incríveis que nós visitamos na Escócia!
Bom, a palavra “feirinha” não faz jus. É uma roda gigante enorme, carrossel de dois andares, outro comum, entre vários outros brinquedos para crianças e adultos.
O mais famoso é o Star Flyer. É uma espécie do antigo “chapéu mexicano” do Playcenter, mas lá no alto!
Eu não sei quantos metros tem de altura, mas chega basicamente à torre da Igreja, pelas fotos dá pra ter uma noção. Não tive coragem de ir, não só pela altura, mas por imaginar o frio de rachar que devia estar fazendo lá em cima, mas parece sensacional e faz muito sucesso, nunca ficava vazio!
Além dos brinquedos, tem várias barraquinhas de tudo: comida, bebida, artesanato, suvenires, queijos artesanais e artigos decorativos em geral. O clima lá é mágico! Toca uma musiquinha natalina baixa e discreta ao fundo, as luzes brilhantes, a decoração de natal…
Tudo dá aquele clima de filme de natal da infância! Só gente feliz e encapotada para o frio andando pra lá e pra cá, um ambiente muito diferente, um encanto mesmo.
Veja também: Puerto Iguazu – Conhecendo um Pedacinho da Argentina
O frio de Edimburgo em Novembro
Sim, faz bastante frio! Não é nada insuportável, caso você vá preparado com um bom casaco, bons pares de meias, luvas e protetor de orelhas.
Em algumas noites, eu saí só com uma blusa de moletom, sem o sobretudo, em outras precisei me encasacar um pouco mais… mas nada desesperador, dá pra encarar o frio numa boa!
Dias que encerram mais cedo
Verdade. Quatro e meia da tarde já começava a escurecer, mas isso não foi um problema para nós. A única diferença era o dia escuro, porque os estabelecimentos funcionavam normalmente, então dava pra aproveitar igualmente.
É claro que se a escolha for uma atração com a vista belíssima pra ver e registrar em fotos, é bom programar esse passeio para mais cedo, mas isso já é de praxe em qualquer época do ano, então essa questão não influenciou negativamente a nossa viagem.
Atrações que não funcionam em Edimburgo em novembro
Sim, nós lemos que acontece bastante, e inclusive o Expresso Jacobite, o famoso Expresso Hogwarts da série de filmes Harry Potter, nas Terras Altas, não funciona regularmente nessa época do ano (ou não estava funcionando em 2016).
O tour que fizemos pelas Highlands, até onde ficamos sabendo, também corria o risco de ser remarcado, caso houvesse uma chuva forte, mas não aconteceu e não pareceu acontecer regularmente!
Pode ter sido apenas a nossa experiência, de repente pra outro tipo de turismo o tempo frio faça a diferença, mas pra nós foi bem tranquilo.
Por esses e vários outros motivos listados, não só não nos arrependemos de escolher essa época, como optaríamos por ela outra vez em um retorno, só pra poder andar de novo pelas ruas iluminadas de Natal. Além do mais, é gostoso entrar em um restaurante quentinho e tomar um latte ou pedir algo quentinho naquele frio.
Pingback: Conheça 6 lugares inusitados para passar o Natal pelo Mundo
Pingback: Pontos Turísticos da Espanha: 10 Lugares Incríveis | Malas & Milhas
Pingback: Descubra como é a imigração em Londres, no aeroporto de Heathrow!